Marketplaces como a amazon vão destacar-se nas vendas de natal

16 Novembro 2017

A influência a Amazon está a encorajar os consumidores a comprar em mais canais digitais, incluindo os marketplaces e as redes sociais. Nesta época de Natal, 40% dos consumidores norte-americanos planeiam fazer metade das suas compras na Amazon. 69% escolherá os marketplaces face aos retalhistas devido aos preços.

Estes são dados do estudo “Competing for Customers During the Holidays and Beyond da Astound Commerce Insights. O trabalho revela que os preços, capacidade de entrega e variedade da Amazon são os fatores que atraem os clientes à sua plataforma. De facto, mais de metade dos “shoppers” destacam a Amazon pelos preços baixos, velocidade de entrega e sortido. 

A popularidade da gigante do e-commerce vem, ainda, confirmar que os marketplaces serão determinantes daqui para a frente. Por exemplo, 63% dos inquiridos irão comprar na Amazon este Natal, 60% na Walmart e 45% no eBay. 

Programas de fidelização, como o Prime, continuam a influenciar as compras. 41% dos compradores online farão a compra num retalhista em particular devido ao seu programa de fidelização. 

Outros canais, como as redes sociais, terão também um papel determinante nas vendas deste Natal, ao gerar tráfego para os sites de comércio eletrónico. De facto, 59% dos Millennials já fizeram uma compra como resultado do envolvimento nas redes sociais. 

A mobilidade ganha também importância, com a qualidade da app móvel ou experiência de utilização na Web a determinar a compra num retalhista para quatro em cada 10 consumidores. Além disso, mais 40% pretende comprar mais via dispositivos móveis este ano. 

Apesar da influência dos canais digitais, 66% dos consumidores continuarão a visitar as lojas físicas antes da compra. Na loja, 32% tenderá a utilizar “touchscreens” ou quiosques para encontrar os produtos e encomendar e mais de um quarto irá utilizar a realidade virtual. 

O preço continua, apesar de tudo, a ser o que mais influencia o “shopper” a fazer a compra. Mais de 50% irá comprar com antecedência para aproveitar promoções e descontos. Existem três fatores que encorajam a comprar em determinado retalhista: o preço certo (78%), entregas grátis (71%) e promoções interessantes (60%).



Fonte original: grandeconsumo