Na era digital, não estar na ‘web’ é como não existir. Esta afirmação ganha ainda mais sentido no que toca às marcas. A prová-lo, um estudo da Initiative a que o Diário Económico teve acesso conclui que mais de metade dos consumidores faz uma pesquisa na Internet antes de fazer uma compra e 46% não compraria um produto cuja marca não encontrasse numa pesquisa ‘online’.
O estudo, feito com base em entrevistas presenciais a consumidores de seis países (China, Colômbia, Tailândia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos), mostra que esta uma tendência transversal aos diferentes mercados. Portugal, apesar de não estar incluído nesta análise, não foge à regra. De acordo com o Consumer Barometer, a internet é o local onde os 53% dos consumidores portugueses procuram informação de todo o tipo e, apesar de apenas 23% já terem feito compras ‘online’, 84% dos portugueses com acesso à ‘web’ pesquisam ‘online’ antes de comprar ‘offline’. Mais: 34% garantem já ter mudado de ideias acerca de uma marca a comprar depois de consultarem a Internet.